13 de Outubro – Dia do Terapeuta Ocupacional

 

 O que ele faz? Onde estão?

Terapia Ocupacional 40 Anos de Profissão

Terapia Ocupacional 40 Anos de Profissão

 Neste ano a Terapia Ocupacional completa 40 anos de atuação e luta em nosso país, mas apesar desse tempo todo ainda busca o reconhecimento dos órgãos públicos de saúde e da população; poucos são aqueles que sabem de sua existência e como atuam.

Os TO’s como são mais conhecidos são profissionais da área da saúde que atuam em todas as faixas etárias com o objetivo de tratar disfunções físicas, psico-motoras, social, mental e de desenvolvimento, podendo atuar na prevenção, habilitação ou reabilitação do indivíduo. “Tratamos de pessoas que possuem uma disfunção ocupacional em suas atividades de vida diária, ou seja, buscamos atingir sua independência funcional quando já não se consegue realizar de maneira satisfatória suas atividades de lazer, trabalho e auto-cuidado” segundo a terapeuta ocupacional Siclélia Paiva.

O terapeuta ocupacional utiliza como recurso terapêutico diferentes atividades (físicas, pedagógicas, treino de atividade de vida diária, treino de órtese e prótese…), confecciona adaptações dentro do ambiente laboral (ergonomia/ginástica laboral), escolar e domiciliar.

Em Parnamirim o número destes profissionais ainda é pequeno frente à demanda da população que apresentam disfunções neurológicas, condições incapacitantes ou degenerativas, com disfunções motoras, LER e transtornos mentais, tendo muitas vezes que se deslocar até Natal para poder ser tratado por este profissional. Nosso município oferece a intervenção terapêutica ocupacional apenas no CAPS-PAR (voltado para adultos com transtornos mentais), UTI-NEO (voltados a bebês prematuros com desenvolvimento comprometido), CAPS-AD (para crianças e adolescentes envolvidos com droga/álcool), CRM (centro de reabilitação só para crianças) e o CASE (voltado à saúde escolar).

A vocês que ampliam a qualidade de vida, promovem a arte do fazer para àqueles com limitações o meu PARABÉNS.

Visite o blog sobre Terapia Ocupacional

Related Posts with Thumbnails

No related posts.

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.

Deixe seu comentário